domingo, 20 de setembro de 2009

Fortaleza de Santa Cruz Da Barra. Niterói-RJ.

  1 comment    
categories: 

Olá,
Como havia dito,o sábado é dia de se planejar o que fazer no domingo,pois então,hoje eu meu pai,meu irmão,meu tio e minha tia (irmã do meu pai) visitamos um dos pontos turísticos de minha cidade Niterói,este que é considerado um das 7 maravilhas da cidade,
Fortaleza de Santa cruz Da Barra.
Bom,o passeio começou ás 9:00 da manhã,sendo que o horário de visitação começa as 10:00,sem problema,ficamos 1 horas por ali,apreciando a LINDA PAISAGEM tirando fotos,e até tivemos a oportunidade de ver o treinamento dos soldados,esta parte foi engraçada porque,estávamos no meio do treinamento deles,todos os rapazes armados,correndo e apontando as armas,sirene tocando,e estávamos ali,sem saber o que estava acontecendo,até que pediram para nos afastar,pois estavam em treinamento oh,depois do susto que eles avisam...
As 9:59,meu pai e meu tio,foram a bilheteria,compraram os ingressos,que custa 4,00(valor este só mesmo para manutenção),e seguimos pois sairíamos com o guia para contar a historia do local..,por sinal guia muito educado e gentil (Parabéns!).Nosso grupo tinha mais ou menos umas 10 pessoas.
O primeiro local a ser visitado foi a capela de Santa Barbara,uma das mais antigas do estado do Rio de Janeiro,nesta capela tem 4 corpos enterrados 2 mulheres e 2 homens,capela esta muito pequena,ao lado do altar,tinha uma janelinha,que tem a vista para o mar,quando padre ia celebrar a missa,ele ficava observado,caso aparecesse algum navio estranho,avisava para meterem chumbo.
Achei graça quando o guia comentou, porque eu ficava imaginando a cena rs.




Conhecemos os canhões,que são chamados de baterias,cada um com nomes específicos..


O que achei mais interessante foi na riqueza do lugar,digo nos detalhes de estrutura feita naquela época,numa rocha fizeram uma fortaleza,nos salões os pisos nivelados,nas escadas,muito rico em detalhes.Lá tem um salão enorme,pense comigo,imagine uma festa aqui,deste pensamento surgiu uma pergunta,e acabei perguntando ao guia se eles alugavam,ele me respondeu que sim,alugam para casamento,batizados e aniversários,e lógico que perguntei quanto que custava o aluguel do salão,ele me respondeu que fica em 3 mil reais,para ser sincera não me espantei,acho que vale apena sim,o local é lindo,parece aqueles castelos antigos,imagine uma festa neste salão.



Continuando o passeio,conhecemos onde ficavam os prisioneiros.. tadinhos me deu pena em saber o quanto eles sofriam,tinha um lugar que eram celas,que ia da maior a menor e os prisioneiros tinha que passar por elas até chegarem na menor,o guia estava explicando que,quando eles chegavam na menor seus corpos já estavam atrofiados,e os tiravam da cela e amarrava uma corda ao seu pescoço,se eles conseguissem ficar em pé,teriam liberdade,lógico que ninguém conseguia,então morriam esforçados,outra coisa que eles poderiam escolher para ter a liberdade era,qual membro do corpo seria amputado,para que eles voltassem ao país de origem e mostrasse tinha acontecido,para dar o exemplo.Pense se isto acontece nos tempos de hoje,nunca mas teria bandido,ai vem aquela famosa questão de direitos humanos,penso que direitos humanos,são para humanos direitos.



Em outra parte tinha uma sala onde os prisioneiros ficavam, era chamada de masmorras ( Mas que morras),este local é escuro e sem ventilação,as paredes úmidas e o chão de barro, os prisioneiros ficavam ali por meses depois eram tirados e os colocados ao sol,muitos ficavam cegos e com isso morriam e eram jogados ao mar.Isto acontecia com os sobreviventes,porque alguns morriam nas celas mesmo,por doenças no pulmão,falta de alimentação e ect..
Olhem a sala,esta claro assim por causa do flash da camera,mas é muito escuro.




Resumi ao maximo,a excursão levou 1hora e 20 min,isso porque o guia so nos levou em pontos especificos,porque paraa conhecer o forte todo o tempo previsto são de 3 horas.
Achei interessante,foi uma grande aula de historia,valeu muito apena ir e conhecer um pouco da historia do nosso país.
Se você tiver a oportunidade de conhecer Niterói,não se esqueça de passar no forte,tenho certeza de que vai gostar.

Assim passou o meu domingo,
Vou embora porque amanhã começa tudo novamente.

Beijos

Um comentário:

  1. Muito legal o passeio de vocês. Tanto lugar maravilhoso do ladinho de casa e poucas pessoas se habilitam a ir lá conhecer. Elas vão sempre aos mesmos lugares, aos lugares da moda e esquecem das belezas mais acessíveis e que também merecem ser vistas/visitadas. Lindo!

    ResponderExcluir

Gostou do post? Gostaria de fazer alguma pergunta? Tem alguma sugestão? Deixa um comentário, ficarei feliz em responder!
Um beijo.