segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Insetopia

  4 comments    
categories: ,
Essa semana eu estava conversando com uma amiga de São Paulo sobre como é morar fora e depois ter de voltar para realidade após viver dias incrivelmente maravilhosos em alguma parte do mundo. Ela estava comentando sobre a dificuldade de falar sobre o intercambio com outras pessoas, na verdade, é uma dificuldade compartilhada por todo mundo que volta depois de ter descoberto ''o mundo''.
Quem está aqui e que nunca teve uma experiência como essa, acha muito chato, enjoativo ou repetitivo todas as vezes que você vai exemplificar um assunto com fatos vividos por você no exterior. Mas não tem jeito, um bom  viajante sempre terá uma história para contar. 
Essa tem sido a dificuldade dela, pois apesar de contar e exemplificar, as pessoas a sua volta não entram na mesma sintonia, e acham que ela esta sendo esnobe por ter tido a oportunidade de morar fora e eles não.
Quando ela desabafou isso, eu comentei lembrando do filme Formiguinhas. Quem teve infância sabe que filme é esse.

Resumindo, Z é uma formiga que fica admirado com a possibilidade de existir um mundo ''fora da colônia''  e como o espírito aventureiro vai a procura deste novo mundo, a Insetopia.  Depois de passar altas aventuras pelo caminho ele chega ao destino, ficando maravilhado com o que tinha encontrado. Ao retornar a colônia, ele não consegue entender a monotonia da vida como operário na colônia, mas para as outras formigas por mais que ele tentasse mostrar que existia um mundo lá fora, isso não significava nada para elas, pelo simples fato de não terem vivido.



Foi exatamente o que eu disse pra minha amiga, por mais que ela tentasse explicar não surtiria efeito. Tem coisas que precisam ser vividas para ter algum sentido.

4 comentários:

  1. Este sentimento é mesmo compartilhado por muitas pessoas que moram fora do país, porém com o tempo eu aprendi que nem todo mundo está interessado em viver uma vida de aventuras e está genuinamente contente com a vida que leva, por mais que possa parecer uma vida "pacata e sentido". Assim como queremos que a pessoa respeite a sede que algumas pessoas têm de conhecer o mundo, é necessário respeitar a vontade, seja lá qual for o motivo, de algumas pessoas estarem contentes com a vida que levam

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Sim, você falou tudo! Respeito é a base para qualquer relacionamento. No post acima o objetivo é falar sobre como é difícil morar fora e voltar, e ter a impressão que as outras pessoas não entendem quando exemplificamos coisas usando a experiencia de viajante ou por simplesmente ficar entusiasmado ao falar sobre as aventuras vividas. Eu, assim como você, acredito sim que possa existir pessoas que se sintam feliz e realizada com suas vidas sem ao menos ter dado um passo fora da sua cidade. ;)
    Acho que agora eu fui mais clara no meu comentário. =)
    Um beijo

    ResponderExcluir

Gostou do post? Gostaria de fazer alguma pergunta? Tem alguma sugestão? Deixa um comentário, ficarei feliz em responder!
Um beijo.