sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Morar fora é pra você??

  No comments    
categories: ,
Tem gente que acha que mudar de país é como mudar a cor do cabelo, só comprar a caixinha de tinha, e se a cor não ficar legal basta mudar novamente. Fácil e prático! Porém, o buraco é mais embaixo.
Quem já morou fora sabe exatamente o que eu estou falando. Morar fora é diferente de viajar a passeio, a imersão cultural é bem maior.  Há tempos venho respondendo a mesma coisa: Sim, eu faria novamente o programa de intercambio, simplesmente porque morar fora sempre foi meu objetivo (vide o blog) e eu já tinha uma ideia do que me esperava e do que eu estava disposta a sacrificar.
O que eu tenho achado graça ultimamente é que quando eu conto/ou quando alguma pessoa vê fotos lindas nas redes sociais da viagem pela Europa ou EUA acha que morar fora é um mar de rosas e que tudo é um  lindo conto de fadas, com o céu de algodão doce e cheiro de rosas vermelhas (Fantasia né?!). Basta você comentar sobre sua vida no exterior que a pessoa fala que isso é a vida dela e que sonha com isso desde que era um feto! (Me poupe!).
Observe, eu não estou sendo negativa em relação a morar fora, muito pelo contrario, eu incentivo todo o mundo a ter este tipo de experiência, como a que eu tive, porém você deve se atentar que tudo na vida exige um sacrifício. Imagine, se no Brasil, seu país de origem, já não é fácil pense morar em um país que não é seu, com um idioma que você ‘’não domina’’ e com uma cultura totalmente diferente da sua. Não galera, não é molezinha quanto quem nunca viajou para fora do país pensa!  Você já deve ter ouvido falar no tal do choque cultura, certo? Pois é, ele existe.
O que eu quero dizer com isso tudo é que antes de tomar uma decisão como essa você deve analisar o que você está disposto a sacrificar (a não ser que você seja milionário, e tem a disposição: casa, carros e empregados. Daí você esquece que leu o post.). Sabe a zona de conforto? Morar fora significa sair dela, você vai ter que se virar sozinho, não vai ter mais a barra de saia da mamãe e, se até seus quase 30 anos você viveu nela pense 2 vezes antes de colocar o pé na estrada.
Estou dizendo isso, porque já vi isso acontecer. Pessoas que pagam programa de intercambio  com duração de um ano e volta pro Brasil com três meses porque não sobreviveu.

Morar fora é começar do zero. Fazer novos amigos (o que algumas vezes pode ser difícil de acontecer nos primeiros meses, e você terá que ser maduro o suficiente para aguentar isso. PS: Aconteceu comigo.);  É cuidar de você mesma se ficar doente, É saber administrar o seu dinheiro; É aprender a ser mais responsável  e pagar as contas da casa; É aprender muita das vezes a engoli o choro; É guardar o orgulho; É saber lidar com a indiferença do nativo do país que for viver ( Sim caro amigo, existe um preconceito com imigrantes. Já passei por isso); É saber entender diferentes culturas; É saber conviver sem o feijão e arroz de todos os dias; É estar disposto a tudo; É muita das vezes ter que abrir mão dos próprios interesses para ganhar mais a frente...

As fotos nas redes sociais são lindas. Viajar é incrível. A neve é maravilhosa. Mas você deve ter em mente que não é só isso.
Fazer um programa de intercambio é muito mais do que SÓ viajar, é imersão cultural mesmo! É estar disposto a aprender sobre o outro e abrir mão da sua comodidade.
Se a vontade de fazer um intercambio só surgiu pelas fotos que você viu do seu amigo no facebook, sugiro que você tire férias and have fun. Intercambio cultural is not for you. =)

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do post? Gostaria de fazer alguma pergunta? Tem alguma sugestão? Deixa um comentário, ficarei feliz em responder!
Um beijo.