Vamos planejar nossas viagens financeiramente? – Quem é já morou no exterior com a renda apertada, sabe do que eu estou falando. Estava lembrando da viagem mais longa que fiz pelos Estados Unidos, que foram 9 dias, passando pela Califórnia, Arizona e Nevada.
Se você, assim como eu, não vai contar/não conta com nenhum dinheiro extra para complementar a miséria do salário do intercambio, vai aí uma dica que deu super certo para economizar dinheiro em um país mega consumista.
Em primeiro lugar, calcule os gastos de sua viagem (obvio), exemplo:
Hostel (Albergue) - $45/diária -
Estou jogando por alto o valor. Provavelmente você encontrará valores menores. Outra coisa, sim, escrevi albergue! Em uma viagem ‘’apertada de money’’ nada de luxos!! Fora que esta opção não tem nada de ‘’ pior opção do mundo’’ , existem inúmeras vantagens em se hospedar em um Hostel.
Transporte: - Pesquise valor do transporte público da cidade que você vai visitar. Se você optar pelo aluguel de carro faça a seguinte conta: Aluguel+Seguro do Carro+Gasolina+ Estacionamento+ Pedágio -
Mapeie o lugar que você vai, a localização do seu Hostel e os lugares que você pretende visitar. Pesquise as linhas de ônibus/metro e os valores das passagens (sim, preços mixarias entram na conta) e principalmente o tempo que você irá gastar no trajeto usando transporte público. Se o tempo for longo, é obvio que não irá compensar e o aluguel de carro será uma opção. Por outro lado, alugando o carro você terá o custo do aluguel, gasolina, estacionamento e eventualmente pedágios. Se você for viajar em grupo, poderá dividir estes gastos e não ficara caro para ninguém, agora, se você for sozinho terá de calcular bem ‘’calculadinho’’ rs.
Alimentação: - Fast foods $10 ( Nunca achei comida cara nos EUA), mas se voce nao gostar de Mc Donalds, pode optar pelo seguinte: Separa um valor para comida diária, exemplo: Eu só tenho $50/dia para gastar com comida.
Você não vai querer almoçar/jantar no melhor restaurante da cidade, claro que não. Lembre-se: VOCE É POBRE! Rs. Aqui vai uma dica legal, geralmente (dê preferencia as que oferecem o serviço) os hostel/hotel oferecem o café-da-manha, e isso caro amigo (a) é a ótima oportunidade de preparar o lanche da viagem ahahahhaha. Sim, estou falando sério, sem sacanagem e não é vergonha alguma, a final você esta pagando rs. Voltando pro almoço/jantar, eu sei que pode ser enjoativo, mas de preferência as fast food pelo menos nos primeiros dias porque dai você vai ter uma noção das suas finanças. Foram que não existe só Mc Donalds tem inúmeras opções ( Eu amava Taco Bell)
Presentes: - Calcule da mesma forma da alimentação. Eu só tenho $30 para gastar com presentes -
Este item deve ser o ultimo a ser comprado. Se você esta com a grana curta não vai querer sair comprando presentes no primeiro dia de viagem. Deixe pra os 3 últimos dias, isso porque você vai saber de fato o quanto gastou e o quanto poderá gastar.
Dinheiro extra: - Além de somar todos estes gastos, acrescente um dinheirinho extra. Eu levei $400 de fundo de emergência. - Não precisei usar tudo, mas é sempre bom ter -
Sim, apesar de sua viagem ser contadinha, até nos míseros 1 cents, você tem que pensar no dinheiro de emergência. Em uma viagem pode acontecer de tudo e um pouco como acidente/assalto/ficar doente e por ai vai. Não é ser pessimista, mas sim realista. Tudo pode acontecer. Um exemplo, em São Francisco no meu primeiro dia de viagem, eu fiquei muito gripada com direito a inflamação na garganta e para me ver livre do mal estar, tive de ir a farmácia comprar tudo que eles ofereciam para eu ficar boa logo. Um exemplo besta, mas ficar doente e comprar remédio não tinha sido contabilizado na minha lista.