sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Primeira impressão é a que fica... S-E-M-P-R-E!

  No comments    
categories: 
Esta semana fui a uma palestra no ramo de comércio exterior,nada voltado para estudantes universitários, nada disso, o assunto era para gente ''grande''. A palestra estava voltada para relações comercias entre Brasil e China e era patrocinado por um banco aqui do Brasil, tudo muito bem organizado e acredito eu, só tinha conhecedores da área. 

Eu fui convidada por uma amiga e como uma estudante de Relações Internacionais (suspiros), não podia ficar de fora e aceitei logo de cara, neste evento só tinha empresários, investidores ect... foi muito bom a experiencia em ver como funcionam as relações mais de perto =)

Contudo, tenho que fazer algumas observações e, eu acho que eu fui muito motivada/influenciada a isso depois que morei um ano durante meu intercambio na casa de executivos, a forma de vestir/falar/andar/comer/sentar etc.. foram uma das coisas que mais me chamaram a atenção neste evento.

Antes de mais nada eu quero deixar claro que não sou do tipo que sai de casa de salto alto todos os dias, nem que acompanho as tendencias da moda, muito pelo contrário, acho que o ponto que eu quero chegar vai muito além disso mas acredito que há momento pra tudo, gosto pra tudo e ocasião para tudo por isso fiquei de boca aberta com algumas situações:

Primeiramente o banco organizador do evento quis vender seu produto ( o que é lógico) e para isso tinha uma representante do tal banco que abriu a palestra e fez a apresentação, o que me chamou/gritou/berrou nesta situação foi a forma que a fulana estava vestida, sim, reparei nisso. Podem me chamar do que quiser mas se eu estou representando um banco em uma sala cheia de investidores/empresários, no minimo procuraria me vestir o mais formal possível, não vou nem entrar no ponto de que a tal palestrante estava sem maquiagem, unhas mal cuidadas e cabelo do estilo ''acabei de acordar''. Acho que resumindo em uma palavra desleixo resumiria. Como uma imagem vale mais que mil palavras, segue o look da tal palestrante/representante do banco.

Um casco básico e um vestido longo de algodão.  Eu não tenho nada contra, e acho que o look cairia super bem em um passeio/shopping/mercado/viagem/festa de aniversário mas não em um evento de negócios no qual a maioria dos convidados estavam vestidos formalmente. Até a simples graduanda de RI estava forma e a tal fulana representante do banco não.




Não sei se estou sendo crítica demais mas pelo menos acho que isso deveria ser o mínimo em um ambiente corporativo. Como a frase que ilustra o titulo do post  ''A primeira impressão é a que fica'',  e fica mesmo, eu sempre vou lembrar da tal fulana por este dia, e essa falta de atenção com a roupa, sei lá eu me senti como se ela não ser importasse/desse a minima pro pessoal lá... Tipo '' to nem aí, vide minha roupa''. Fora isso, tinha uma coisa talvez menos importante e que também me chamou a atenção que foi a completa falta de dicção, parecia que ela estava sem ar, a voz embargava e muita das vezes eu não conseguia entender o que ela estava querendo falar, tudo bem que o nervosismo ajuda muito e quem nunca ficou nervoso atire a primeira pedra mas por outro lado, ninguém daquela sala sabia mais do produto que ela estava vendendo do que ela mesmo e o nervosismo muitas das vezes esta ligado a falta de confiança.  Para uma pessoa que se apresentou como parte de um grupo de gerenciamento de um banco, deixou MUITO a desejar.

Agora, eu aqui com meus botoes penso: Se eu cheguei a esta conclusão, imagine os donos do dinheiro, será que alguém se animou a querer saber mais do produto do tal banco? Eu tenho minhas dúvidas.